Páginas

1.3.11

Faça um passeio ecológico neste Feriado!! Guartelá!

Neste final de semana teremos mais um feriado prolongado devido ao carnaval. Para quem quer aproveitar o feriado mas prefere substituir os dias de folia por dias de aventura ou sussego junto à natureza, indicamos um lugar lindíssimo para o ecoturismo, que com certeza vale a pena conhecer:

o Parque Estadual do Canyon Guartelá
http://www.falaturista.com.br/blog/tag/canion-guartela/

O parque funciona de quarta a domingo e feriado: 8h às 16h30 e a entrada é franca e o estacionameto é gratuito.

O Parque protege uma área de rico patrimônio natural e arqueológico da região do canyon do Rio Iapó. O local abriga uma fauna diversa e com algumas espécies ameaçadas de extinção, entre elas: tamanduá bandeira, macaco bugio, lobo guará, irara, jaguatirica, gato maracajá, lontra, mão pelada, onça parda, paca e cutia.

Os visitantes podem também observar uma grande variedade de aves e a vegetação composta por campos, remanescentes de cerrado, florestas com araucária e Mata Atlântica.

A grande atração do parque é o sexto maior canyon do planeta em extensão, o “Canyon do Rio Iapó”. Há cachoeiras no local. Há ainda pinturas rupestres que datam aproximadamente 7.000 anos e que foram deixadas em rochas e lapas por indígenas, primeiros habitantes da região.

O parque tem duas trilhas:
 - A Trilha Básica é tem aproximadamente 5.000 metros de extensão (ida e volta), grau de dificuldade médio, com acesso às piscinas naturais do Arroio Pedregulho (banho permitido), ao mirante do canyon do Rio Iapó e à cachoeira Ponte de Pedra. O tempo previsto para o percurso é de 3 horas.
 - A Trilha das Pinturas Rupestres é guiada, com 6.000 metros de extensão (ida e volta), grau de dificuldade média, com acesso às piscinas naturais do Arroio Pedregulho (banho permitido), às pinturas rupestres (que datam de aproximadamente 7.000 anos), ao portal de rochosas areníticas, além de vários mirantes naturais, com vista para o canyon. Tempo previsto do percurso de 4 horas.
 ** Tem uma trilha criada especialmente para cadeirantes que dá acesso ao mirante.**

Importante: Todas as visitas devem ser agendadas pelos telefones (42) 3228-1538 ou (42) 3275-2269. As visitas à Trilha das Pinturas Rupestres devem ser agendadas previamente pelo telefone 0800-643-1388 (Prefeitura Municipal de Tibagi - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo)

Veja os 5 mandamentos do Ecoturismo:
1. Da natureza nada se tira a não ser fotos.
2. Nada se deixa a não ser pegadas.
3. Nada se leva a não ser recordações.
4. Andar em silêncio e em grupos pequenos.
5. Respeitar uma distância dos animais, evitando gerar stress.

Fonte: http://guia.gazetadopovo.com.br/passeios/parque-estadual-do-guartela/535/
Leia mais sobre o Canyon Guartelá

----------------------------------
Sustentabilidade!! Você também pode fazer sua parte!!
Visite nosso site e conheça os produtos da Thermogreen.
-----------------------------------
Soluções Renováveis a favor do meio ambiente!


Nenhum comentário: